Skip to content

Tratamento de fotos de maneira simples

28 de Janeiro de 2011 - Design

O tratamento de fotos para divulgação é uma realidade no mundo de hoje. Existem diversas técnicas para tratamento de fotos, e hoje mostraremos duas técnicas simples para melhorá-las.

Fonte

Modelo em Tagmedia Design Blog.

Passo 1

Abra a foto Modelo e em seguida duplique a camada para trabalharmos com a cópia. Repare que a foto está um pouco escura, e até agora sem vida. Vamos utilizar um blending mode para clarear a foto.

Os blending modes aplicados em uma camada imediatamente fazem efeito com a camada abaixo, por isso, se aplicarmos o blending mode na camada de cópia, ela irá se misturar com a camada original. Não é isso que queremos, pois a camada Background é um backup para nós.

Devemos então duplicar a camada novamente para termos agora três camadas.

Passo 2

Na terceira camada, aplicaremos o blending mode Screen. O efeito dessa técnica é uma foto mais clara. Após isso, vamos mesclar as duas camadas do topo, para que agora seja uma só e aí poderemos comparar o como está ficando o trabalho. Pressione Ctrl+E para mesclá-las, ou então clique com o botão direito na camada Layer 1 copy e depois em Merge Down.

Neste ponto você já poderá esconder a visualização da camada Layer 1 para ver a foto como era antes e depois voltar a mostrá-la para ver como está ficando. Para fazer isso você deve clicar no ícone do olho à esquerda da camada.

Dica: Ao aplicar o blending mode Screen, conforme você for duplicando a camada (Ctrl+J), a foto irá clareando mais e mais. Experimente esta técnica em fotos que você tirou de noite, você conseguirá ver detalhes no fundo dela que não conseguiria perceber antes.

Passo 3

A foto já está um pouco melhor, mas vamos aplicá-la novamente, só que desta vez somente nos olhos. Selecione os dois olhos (menos a parte branca) da maneira que desejar.

Com os olhos selecionados, pressione Ctrl+J para duplicar apenas a parte selecionada. Na camada que foi criada, aplique o blending mode Screen ou Color Dodge e depois disso pressione Ctrl+E para mescle-la com a camada de baixo.

Verifique o resultado parcial e aproveite para ver o antes e depois.

Passo 4

Para finalizar, vamos diminuir as marcas na pele da modelo. Para isso, devemos selecionar toda a pele do rosto dela. Faça isso da maneira que desejar, neste caso, foi usado a Quick Selection Tool.

Não selecionamos a boca, olhos e cabelo, por exemplo, pois esta técnica provocaria uma perda dos detalhes dessas áreas. Desejamos que a técnica fosse aplicada somente na pele, para dar aquele efeito de “pele de pêssego”.

Após a seleção, duplicamos a camada e percebemos que a camada que foi criada tem o formato de uma máscara. Nesta camada aplicaremos o filtro Surface Blur. O caminho é menu Filter -> Blur -> Surface Blur.

As configurações são as seguintes:

Aplique o filtro, mescle as camadas e compare o resultado.

Sobre o autor

Rogério Bianchi é pós-graduado em Desenvolvimento Web e atua como Programador PHP na Atos Origin. Criador da ferramenta de busca de imagens Buscapix e co-fundador da empresa Tagmedia.

Compartilhe este Post!


Posts Relacionados

Comentários

  1. Poker Torneios Freeroll 25 de Maio de 2011

    Olá foi a 2ª vez que li o teu blogue e gostei tanto!Espectacular Trabalho!
    Cumps

  2. Stanley Sathler 3 de Julho de 2011

    Além de uma ótima fonte de informações, o ótimo design do seu blog dá um gostinho de “quero mais”. Muito bom mesmo, parabéns!

    • Rogério Bianchi 3 de Julho de 2011

      Muito obrigado! Seu comentário nos dá força para continuar este trabalho.

Deixe uma resposta

Requerido

Requerido

Opcional

*

Usuários do Twitter
Clique no botão abaixo para efetuar o login usando sua conta do Twitter.